
Na última sexta-feira (21/03) o presidente americano Donald Trump anunciou o desenvolvimento da sexta geração de caças desenvolvidos pela Força Aérea dos Estados Unidos da América.
Ao contrário do projeto F-35, assumido pela Lockheed Martin, O F-47 será fabricado pela Boeing e também é chamado de projeto NGAD (Next Generation Air Dominance ou Dominância Aéria de Nova Geração).
O anúncio é uma clara demonstração de força dada pelos Estados Unidos, que querem mostrar ao mundo que a América está preparada para qualquer cenário, ainda que seja a guerra.
Sobre as características do avião, ainda não se sabem de muitos detalhes devido ao sigilo estratégico estabelecido pelo governo americano, porém quanto à velocidade foi dito por Donald Trump no salão oval ‘acima de dois’, provavelmente se referindo a Mach 2, ou duas vezes a velocidade do som. Ao que tudo indica, além da velocidade um pouco maior do que os caças das gerações anteriores como o F-22 e o F-35, a aeronave deve apresentar novas tecnologias furtivas.
Neste momento em que o mundo vive tensões de guerra, o anúncio tem peso gigantesco na geopolítica mundial, vamos aguardar os próximos capítulos dessa história.
Veja outras reportagens a respeito
- Fabricação de ‘caça mais letal já criado’ envia uma mensagem direta a aliados e inimigos, diz governo Trump | Mundo | G1
- F-47: O caça de sexta geração dos EUA – Defesa Aérea & Naval
- Boeing Wins U.S. Air Force’s NGAD F-47 Fighter Contract | Aviation Week Network
- F-47 – O Caça de 6ª Geração da Força Aérea dos EUA
- Air Force Awards Contract for Next Generation Air Dominance (NGAD) Platform, F-47 > Air Force > Article Display